Dia D conta Influenza mostra resultado positivo em Barra do Piraí

WhatsApp Image 2024 04 14 at 16.47.13

Divulgação PMBP

No sábado, 13, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barra do Piraí aderiu à Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, com mais um Dia D. A cidade dispôs de mais de 20 locais de vacinação, de 9 às 16 horas, e, ao todo, foram aplicadas 1.241 doses contra a influenza. A vacina utilizada é trivalente, protege contra três tipos da doença: a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B, além de prevenir complicações, internações e mortes.

O secretário interino de Saúde, Dione Caruzo, comenta sobre os grupos prioritários e importância da prevenção. “A vacina é a melhor forma de prevenção contra a gripe. Quem faz parte dos grupos prioritários deve se vacinar, mesmo se tiver tomado a dose contra a gripe no ano passado. Foi necessária apenas a apresentação da caderneta de vacinação, cartão SUS e CPF para garantir sua imunização”, aponta.

As atividades foram feitas pelos profissionais especializados em cada um dos seguintes locais: Centro de Especialidades Albert Sabin, Secretaria Municipal de Ordem Pública, nas unidades básicas da Califórnia, Vargem Alegre, Dorândia, Ipiabas, Areal, São José do Turvo, Boca do Mato, Santana de Barra, Parque Santana, Ponte Vermelha, Vargem Grande, Boa Sorte, Oficina Velha, Belvedere, Coimbra, Lago Azul, Cantão, Morro do Gama, Santo Antônio, Parque São Joaquim, São João, Cantão e ESF Centro (prédio da Secretaria de Saúde).

WhatsApp Image 2024 04 14 at 16.47.05
Divulgação PMBP

O público-alvo desse Dia D foram idosos acima de 60 anos, gestantes e puérperas, crianças acima de 6 meses e menores de 6 anos, crianças e adolescentes de 6 a 18 anos com comorbidades ou deficiência, trabalhadores da Saúde, trabalhadores da Educação, adolescentes em medidas sócio educativas com até 18 anos, pessoas com deficiência permanente, pessoas em situação de rua, forças de segurança e salvamento, indígenas e quilombolas, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, urbano, portuários e ferroviários, e portadores de comorbidades.

Para o prefeito Mario Esteves, é extremamente necessária a realização de campanhas nacionais como o Dia D, pois não protege apenas a saúde individual, mas também fortalece a imunidade coletiva.

“Essa mobilização nacional em prol da vacinação é importantíssima, tendo em vista que acontece durante a manhã e tarde de um sábado, permitindo assim que grande parte da população consiga se vacinar. Além do Centro de Especialidades Albert Sabin e da Secretaria de Ordem Pública, a maior parte das UBS estava realizando esse serviço. Só nesse dia 13, foram aplicadas mais de mil vacinas na cidade, esse é um número muito satisfatório! A vacinação é um ato de responsabilidade cívica e de solidariedade, e encorajo a todos a participarem deste esforço vital para proteger nossa população”, expõe o prefeito.

Nicole Santomauro