Prefeitura de Barra do Piraí entrega praça da Cobra Fumando

WhatsApp Image 2024 04 22 at 19.16.41

Divulgação PMBP

A primeira obra da revitalização do Centro de Barra do Piraí está pronta: a praça dos Expedicionários (Cobra Fumando). Nesta segunda-feira, 22, a prefeitura a entregou oficialmente em uma cerimônia que ocorreu às 16 horas. O local contou com a recuperação e a criação de um novo layout, bem como a construção de sete pergolados com cobertura em policarbonato para a substituição das antigas lonas.

O apelido da praça do Expedicionários, Cobra Fumando, se deve a uma história referente a Segunda Guerra Mundial, quando era falado por muitas pessoas que “era mais fácil a cobra fumar do que o Brasil entrar na Guerra”. E a cobra fumou. O país entrou no grupo dos Aliados e mandou um contingente de soldados aos campos de batalha.

Além da Cobra Fumando, outras obras de grande vulto estão tomando conta do Centro da cidade: a praça Nilo Peçanha, o Largo da Feira (praça Pedro Cunha) e as calçadas.

As calçadas irão passar por um processo de adequação e padronização com novo meio fio guia, piso podotátil de alerta amarelo, piso drenante 40×40, piso drenante 10×20, concreto polido, placa cimentícia 45×45 e preenchimento de concreto. No geral, serão 14 km de calçadas totalmente reconstruídas.

Quanto às melhorias, a praça Nilo Peçanha será totalmente revitalizada ganhando uma cobertura sobre o anfiteatro, nova pavimentação e iluminação, novo mobiliário e uma pequena ciclovia. Além disso, serão reformados os banheiros, quiosques, coreto e base dos bustos existentes. Enquanto isso, as obras do Largo da Feira contemplarão um novo layout para o local e a construção de novos quiosques e de um deck para o rio, nova pavimentação e iluminação e, por fim, a reforma da área externa do banheiro.

O secretário de Obras Públicas, Wlader Dantas, comentou acerca da necessidade dos trabalhos na praça dos expedicionários. “A Cobra Fumando há muito tempo precisava de uma reforma profunda na qual todo o piso fosse trocado, bem como o manilhamento da água e esgoto que passa debaixo da praça e que já estava cedendo. Com esse serviço, o local ganha mais espaço, com várias novas estruturas que oferecerão conforto à população”, pontuou Wlader.

O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, apontou para o processo de obras no Centro da cidade e falou sobre os benefícios que elas proporcionarão. “Prometemos e cumprimos. A revitalização do Centro de Barra do Piraí está a todo vapor. Hoje, nós entregamos a praça da Cobra Fumando, sem dúvidas, um dos maiores pontos de encontro do município. Todo o comércio do local e os habitantes contarão com um ambiente acessível, moderno e vistoso. Não iremos parar por aqui, ainda iremos entregar a praça Nilo Peçanha, o Largo da Feira e as calçadas. Assim, consolidamos essa gestão, deixando um legado importante e duradouro para a cidade”, finaliza o chefe do Executivo.

Daniel Fialho