Vigilância em Saúde de Barra do Piraí alerta para a necessidade da prevenção às ISTs

WhatsApp Image 2024 04 24 at 15.40.48

Foto: André Marques | Divulgação PMBP

Na manhã desta terça-feira, 24, a Prefeitura de Barra do Piraí, por meio de membros da equipe da Vigilância em Saúde e do Programa IST, realizou uma live no gabinete do poder público municipal. Nela, foi enfatizada a importância dos exames preventivos para tratar infecções sexualmente transmissíveis (Sífilis, Hepatite B e C e HIV) e as ações feitas na cidade com o objetivo de ampliar os cuidados à população.

A reunião foi organizada a partir de uma pequena análise. A partir dela, foi constatada a urgência de aumentar os testes rápidos com o objetivo de potencializar o combate à transmissão com a realização do tratamento e acompanhamento dos munícipes. O assunto ainda carrega muito preconceito, algo que faz com que muitos não procurem ajuda ou qualquer método que envolva a realização do teste de ISTs. Por isso, atentar a população para a questão é fundamental.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Barra do Piraí, Irinéia Rosa, destacou a importância da prevenção.

“O programa IST, ligado a infecções sexualmente transmissíveis, presa pelo anonimato e pela assistência. O paciente nos procura, a testagem é feita e, a partir disso, se necessário, ele será amplamente cuidado. É importante pontuar que os testes rápidos estão disponíveis nos postos de saúde e que as enfermeiras estão treinadas para uma série de procedimentos e com os protocolos adequados. Então, queremos ampliar a testagem para abranger um número maior de pessoas e tratá-las quando necessário”, esclarece.

Em outro momento, a enfermeira-coordenadora do programa IST, Rosangela Bonifácio, falou sobre o atendimento dentro do município. “Nós temos testes para HIV, sífilis e para hepatites virais. Eles são muito importantes pois essas infecções não necessariamente possuem sintomas, mas podem causar danos gravíssimos. Por isso, precisamos “quebrar” esse ciclo de transmissão. Então façam o teste rápido! Nós estamos prontos para iniciar o tratamento junto ao paciente a qualquer instante, mas o é importante que ele faça o mais rápido possível”.

O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, ressaltou como é vital se prevenir em meio aos números tanto no âmbito nacional quanto municipal. “É um assunto de extrema importância. Precisamos mostrar para todos que a prevenção é necessária e que temos uma equipe especializada para dar o suporte a população. O teste rápido é feito de maneira prática e totalmente anônima. Precisamos aumentar a testagem na cidade já que muitos não sabem que possuem alguma infecção. Podem ter certeza, o programa irá abraçar aqueles que necessitem, seja na parte de exames, seja no auxílio psicológico”, explica o chefe do executivo.

Caio Luiz Gomes