Barra do Piraí
Segunda - Sexta: 9:00 - 18:00

Defesa Civil prepara população de Barra do Piraí contra fortes chuvas de Verão

20 10 Defesa Civil prepara popula o de Barra do Pira contra fortes chuvas de Ver o

Representantes da Defesa Civil e da Assistência Social explicam como populares devem proceder após ocorrência de cheias e deslizamentos
Foto: Divulgação l PMBP

As secretarias de Defesa Civil e de Assistência Social da Prefeitura de Barra do Piraí começaram a preparar a população barrense contra os efeitos de fenômenos naturais de Verão, que podem ocasionar cheias nos rios e deslizamentos de encostas nos meses considerados de fortes chuvas. Nesta quinta, 19, os agentes das duas áreas promoveram o chamado exercício simulado de desocupação com moradores dos bairros Chalet, Boca do Mato, Santana de Barra, Parque Santana e Carbocálcio.

A atividade faz parte dos treinamentos em comunidades suscetíveis sobre como agir em caso de ocorrência de chuvas fortes, que podem causar deslizamentos ou inundações. Às 18h30min, as sirenes instaladas nos bairros Chalet e Parque Santana foram acionadas, informando sobre o início do exercício simulado de desocupação. Após essa ação, os moradores devem se dirigir aos chamados pontos de apoio.

De acordo com o secretário de Defesa Civil, Flávio Camerano, tais atividades já foram realizadas em diferentes partes do município. “Não são atividades costumeiras. Mas a população precisa entender, já nesses meses, que os fenômenos mais perigosos podem ocorrer, como as tempestades e deslizamentos. Barra do Piraí possui uma topografia propícia a estas ações, com dois rios e muitas áreas de morros. Estejamos atentos a este período”, alerta o chefe da pasta.

Camerano lembrou que, após eventualidades, como citadas acima, a população deve seguir aos pontos de apoio. Os agentes da Assistência Social também seguem para o local, onde, lá, esclarecem dúvidas e orientam sobre o sistema de alerta e alarmes através de sirenes para deslizamentos e também sobre procedimentos em caso de inundações. Por conta disso, o prefeito Mario Esteves determinou que se criasse um gabinete de crise nesse sentido, envolvendo várias secretarias.

“Esse grupo já se reuniu nessa semana. A intenção é já ter em mente atitudes mediante a chegada do período das chuvas. A Defesa Civil já criou o Plano de Contingência e a Assistência Social começa a ver ações que evitem transtornos futuros. E, junto com a população, outras atividades podem ser feitas no sentido de diminuir os danos causados por cheias e possíveis deslizamentos”, aponta o chefe do Executivo.

Frank Tavares