By using this website, you agree to the use of cookies as described in our Privacy Policy.

Barra do Piraí
Segunda - Sexta: 9:00 - 18:00

Documentário sobre os trilhos ferroviários de Barra do Piraí terá exibição gratuita

 364135764 674366294723215 6537590777292855433 n

 

Barra do Piraí é sede de um documentário que retrata a história de estações ferroviárias do Vale do Paraíba. “Entroncamentos: Vida e Memória nas Estações Ferroviárias do Vale do Paraíba” da Quiprocó Filmes é uma produção dos diretores e roteiristas, Gabriel Barbosa e Fernando Sousa, que aborda a ascensão e o declínio do transporte ferroviário na região do Vale do Paraíba fluminense. O longa terá exibições gratuitas em circuito pela região. Barra do Piraí recebe o filme no cinema Cine Show, dia 31 de outubro, às 18 horas e após o fim da sessão os diretores vão promover um debate sobre a produção.

Além da exibição do filme, Gabriel e Fernando também ofertarão uma masterclass, isto é, uma aula dada por especialistas detentores de notório saber em determinada área do conhecimento. Assim, nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, das 14 às 17 horas, acontece, no Centro Cultural Rosemar Muniz Pimentel, uma aula destinada a todos os interessados em conhecer com mais profundidade as abordagens da linguagem cinematográfica. Todas as atividades são gratuitas, mas as vagas para a masterclass são limitadas e as inscrições devem ser feitas através de formulário pelo link https://forms.gle/EoD7G7kJyJxjU43S9

Gabriel Barbosa, diretor de “Entroncamentos: Vida e Memória nas Estações Ferroviárias do Vale do Paraíba”, faz comentários sobre o intuito da realização desse longa.

“Eu sou natural de Barra do Piraí e todos dizem que é onde fica o maior entroncamento ferroviário da América Latina, sendo assim, fui criado numa cidade em que todos falavam muito sobre esse tema, desde a infância convivi com isso. Mas sempre houve uma inquietação da minha parte em relação a entender qual foi o processo que aconteceu nas ferrovias e como o declínio do transporte ferroviário impactou toda região. O intuito do filme é contar um pouco dessa região que é tão importante para o estado do Rio de Janeiro e para o Brasil. Isso tudo a partir da perspectiva dos trabalhadores das ferrovias, esses que basicamente construíram essas cidades e levaram elas a serem o que são hoje, e que também, obviamente, sofreram com as consequências do declínio desse transporte”, explica o diretor.

Para o prefeito Mario Esteves a produção de um documentário que retrata esse recorte da história de Barra do Piraí agrega diversos fatores positivos para a cidade

.

“É de grande valor para Barra do Piraí a realização desse documentário, afinal, a história do entroncamento ferroviário e da antiga estação faz parte do legado barrense. Além disso, exibir esse filme gratuitamente [no cinema Cine Show] para todos que desejarem assistir é uma forma de democratizar o acesso à cultura para a população. E isso sem falar da aula que será ofertada pelos diretores, assim os interessados têm a oportunidade de saber um pouco mais sobre argumentação, direção, produção cinematográfica... Tenho certeza de que toda essa mobilização será muito valorosa para todos!”, afirma Mario.

Nicole Santomauro