Mais de 4 mil doses da vacina contra febre aftosa e brucelose foram distribuídas no lançamento da campanha

0000000000_faz3.jpg

No lançamento da campanha de vacinação contra a febre aftosa e brucelose, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (13/05) na sede da Fazenda da Taquara, no km-2 da RJ-145, entre os município de Barra do Piraí e Valença, a Secretaria Municipal de Agricultura entregou mais de 4 mil doses da vacina para cerca de 150 produtores que participaram do evento.

DSC_0633.JPG

Na abertura da campanha a médica veterinária Glenda Silva, do Núcleo de Defesa Agropecuária do Estado do Rio, proferiu palestra sobre a importância da erradicação da febre aftosa e brucelose para o Brasil, por ser um fator limitante na exportação de carne para outros países onde ela já foi erradicada. Além disso, a brucelose é uma doença bacteriana que pode contaminar o homem e que interfere na reprodução bovina provocando abortos entre os animais infectados.

O Secretário Municipal de Agricultura, Henrique Dutra Maracajá, destacou o engajamento dos criadores municipais, que proporcionou o crescimento de 2,5 mil doses em 2014 para 4 mil doses em 2015, que representa índice de vacinação do rebanho muito próximo do 100%.

0000000000_faz4.jpg

O homenageado na abertura da campanha de vacinação contra a febre aftosa e brucelose foi o proprietário da Fazenda da Taquara, João Carlos Streva, que recebeu moção de aplausos dos vereadores Tiago Felipe Ponciano Soares  e Francisco Josè Barbosa ‘Chico’ Leite, este último, também na condição de Presidente do Sindicato Rural de Barra do Piraí.

0000000000_faz5.jpg

Satisfeito com o excelente comparecimento dos produtores rurais, o prefeito Maercio de Almeida revelou que dentro de 90 dias o município receberá maquinários de patrulha mecanizada para atuar na manutenção das estradas vicinais, facilitando assim a logística na zona rural de Barra do Piraí.

Registramos ainda as seguintes presenças: coordenador Regional de Defesa Agropecuária, Marcos Alexandre; presidente da Associação Rural Sul Fluminense, Luciano Guimarães; o Secretario Municipal de Ambiente, Waldemiro Barbosa e a Secretaria Municipal de Assistência Social, Rosimar de Lourdes Benicio.