Centro de Saúde da Mulher inicia programa de Planejamento Familiar

banner_planejamento_familiar.png

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 120 milhões de mulheres em todo o mundo desejam evitar a gravidez. Por isso, a Prefeitura Municipal de Barra do Piraí, através do Centro de Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde, iniciará, a partir do dia 8 de agosto, o Programa de Planejamento Familiar.

O programa tem por objetivo evitar a gravidez indesejada, e possibilitar o controle do intervalo entre as gestações, permitindo às famílias a escolha do momento propício para a chegada dos filhos.

A falta de planejamento pode gerar problemas sociais, pois pessoas sem condições de criar os filhos muitas vezes recorrem às instituições de adoção, ao aborto, ou simplesmente os abandonam nas ruas. Famílias muito pobres acabam ficando ainda mais pobres quando tem muitos filhos, não tendo o que comer e nem o que vestir. A taxa de natalidade nas classes menos favorecidas é consideravelmente maior e é causada pela falta de prevenção e informação.

Segundo a enfermeira Monique Milward, Coordenadora da Saúde da Mulher o planejamento familiar é, sobretudo, um ato de amor e traz qualidade de vida ao casal e seus filhos. “Além de prevenir a gravidez não planejada, as gestações de alto risco e a promoção de maior intervalo entre os partos, o planejamento familiar proporciona maior qualidade de vida ao casal, que tem somente o número de filhos que planejou.”, destacou.

Os interessados, homens e mulheres, deverão procurar o Centro de Saúde da Mulher, na Rua Dr. Moraes Barbosa, 120, de 7 da manhã até 5 da tarde, de segunda a sexta-feira, a partir do dia 10 de agosto. Quem se cadastrar, participará de reuniões com a equipe multiprofissional do Centro, que avaliará o método contraceptivo adequado a cada caso.

Os métodos disponíveis são: preservativo (masculino e feminino); anticoncepcionais (em pílulas e injetáveis); DIU (através de procedimento ambulatorial no próprio Centro); laqueadura e vasectomia (após avaliação e atendendo a critérios individualizados).

Para mais informações, dirija-se ao Centro de Saúde da Mulher ou faça contato através do telefone 2443-1737