Função do próximo secretário de Fazenda será potencializar as finanças da prefeitura, diz Mario Esteves

Na última semana, Francisco Cruz foi afastado da secretaria de Fazenda, que, temporariamente, está operando junto ao Planejamento. Enquanto escolhe o nome de quem assumirá a pasta, o prefeito Mario Esteves já tem planos para a área. Ele anunciou, neste domingo, 22, que o próximo gestor ficará incumbido de criar um plano de ação no intuito de alavancar e potencializar as finanças públicas.

O chefe do Executivo disse que, para manter o total controle da movimentação do caixa do governo, acompanhando de perto os pagamentos feitos etc, haverá mudanças nas atribuições do secretário de Fazenda. "Não se pagará mais nada pelo secretário. Vamos criar uma Tesouraria única para toda a prefeitura, inclusive Saúde. Essa função estará subordinada diretamente ao meu gabinete, para facilitar o controle e garantir a devida aplicação dos recursos públicos na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, explicou.

Com a mudança, conforme Mario Esteves esclareceu, o próximo secretário de Fazenda terá o desafio de se debruçar sobre estratégias para melhorar a arrecadação do município e potencializar as finanças públicas, enquanto a Tesouraria vai ficar responsável pelos pagamentos, revisados e autorizados, um por um, pelo prefeito. O nome do novo titular da Fazenda ainda não foi decidido, mas a tesoureira será a funcionária de carreira, Adriana Pedroso, que atua há anos no segmento e já desempenhava papel semelhante sob a batuta de Francisco Cruz.

“Tenho certeza de que a potencialização das finanças públicas passa não só pela melhoria na arrecadação municipal, mas também – e principalmente – por uma gestão planejada na Fazenda, que vá atrás do recurso que é devido ao governo. Além do cidadão, que precisa fazer a sua parte colaborando com a cidade, as grandes empresas e os investidores têm o dever de pagar os seus impostos. O próximo secretário terá que cobrar, adotando um plano estratégico que culmine no fortalecimento da Fazenda e, consequentemente, do tesouro que é do povo. Eu, é claro, vou acompanhar tudo de perto, passo a passo", finalizou.