Prefeito Mario Esteves assina decreto baixando o preço das passagens para todos os distritos

CSC_7067.JPG

O prefeito Mario Esteves assinou nesta quinta-feira, 4, o Decreto 034/17, determinando a redução do preço das passagens de ônibus para todos os distritos de Barra do Piraí. Houve casos em que foi possível colocar a tarifa no mesmo patamar das linhas municipais, ou seja, R$ 3,60. Em outros casos, a queda no preço foi de R$ 2,75, como no trajeto Barra do Piraí x São José do Turvo, e de R$ 0,90, no percurso BP x Califórnia. Em março, o chefe do Executivo já havia baixado, pela primeira vez, o preço da passagem para outro distrito, de Ipiabas. As novas tarifas entram em vigor a partir da 0h da próxima quarta, 10.

No documento, Mario Esteves argumenta às empresas de ônibus que a redução figura como uma das medidas para o começo do estudo que visa implantar, futuramente, a Tarifa Única no município. “Entre outros fatores, é fundamental levar em consideração que a situação financeira da população está muito abalada pela crise que atinge gravemente a economia do país, do estado e, consequentemente, da nossa cidade. É grande o número de desempregados, as pessoas estão passando dificuldades. É preciso que as empresas se sensibilizem e façam a sua parte, oferecendo um serviço mais barato”, pondera.

O prefeito destaca ainda que “as empresas não têm demonstrado melhoras na qualidade dos serviços prestados, o que origina diariamente inúmeras reclamações dos usuários, inclusive sobre o sucateamento da frota e do preço da tarifa”. “No ano que vem, vence a concessão para as empresas de ônibus que atuam no município. Já dei um recado muito claro ao setor: ou renovam a frota e melhoram a qualidade do serviço, ou não continuarão operando em Barra do Piraí. Vamos continuar fiscalizando”, garante.

O chefe do Executivo encerra dizendo que a intenção do governo não é, em hipótese alguma, prejudicar as empresas, mas, sim, defender os interesses e as necessidades do usuário. “Fizemos um estudo, pois algumas dessas linhas passam pelo pedágio. Logo, não podíamos propor um valor absurdo. A tarifa que apresentamos às empresas tem viabilidade econômica. As empresas geram empregos, pagam seus impostos e, portanto, também são importantes para a cidade. Porém, precisamos priorizar o cidadão”, arremata.

Abaixo, segue a tabela com as tarifas que entram em vigor à 0h da próxima quarta-feira, 10.

Linhas

Tarifa

Barra do Piraí x Águas Quentes

Barra do Piraí x Dorândia