Assistência Social faz 'blitz educativa' no combate à violência contra crianças e adolescentes

DSC_7454.jpg

Profissionais ligados à secretaria de Assistência Social da prefeitura de Barra do Piraí fizeram, nesta quarta-feira, 17, uma “blitz educativa”, em razão do Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado amanhã, 18. A ação aconteceu no bairro Muqueca, com a distribuição de material educativo a respeito do tema. Participaram do movimento agentes do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Conselho Tutelar e da Polícia Militar (PM).

A presidente do CMDCA, Daniela Oliveira, reforçou que o objetivo da “blitz educativa” foi conscientizar a população sobre o tema. “É preciso que as pessoas saibam que existem diversos canais de denúncias e que todos podem colaborar, ajudando a proteger as nossas crianças e os nossos adolescentes. Se eu testemunho ou tenho conhecimento de uma criança sofrendo qualquer tipo de abuso, sobretudo sexual, e não denuncio, o meu silêncio está sendo também o algoz dessa vítima. Na sua inocência, muitas vezes uma criança não sabe como se defender. Elas contam com a gente para serem suas vozes”, ponderou a assistente social.

A secretária de Assistência Social, Paloma Blunk dos Reis Esteves, destacou o empenho da pasta em assegurar a proteção de crianças e adolescentes. “Todos os profissionais que atuam nos equipamentos da Assistência Social têm consciência de que é nosso dever combater, sem trégua, qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes. Nesses casos, silêncio é como conivência. Calar-se significa lavar as mãos e deixar que a vítima continue sofrendo. Precisamos da colaboração da sociedade. O medo não pode falar mais alto do que o grito de uma criança que sofre”, afirmou a psicóloga.

Através do CMDCA, a Assistência Social promove, nesta quinta-feira, 18, um evento em comemoração pelo Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Será no Barra Tênis Clube, das 8h30 às 12h. O encontro faz parte da campanha “Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescente”, cujo objetivo é chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.