Barra do Piraí sedia encontro de secretários de Educação

DSC_7878.JPG

A prefeitura de Barra do Piraí promoveu o encontro de formação para equipe técnica entre secretários e representantes das pastas de Educação dos municípios do Sul e Baixada Fluminense. O evento, realizado entre quarta e quinta-feira, 23 e 24, na sede da secretaria de Educação do município, teve como objetivo monitorar e acompanhar as ações relacionadas ao Plano Municipal de Educação (PME). A iniciativa foi ministrada pela coordenadora da secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação, Ana Paula Azevedo de Oliveira.

O evento reuniu, além de Barra do Piraí, secretários e representantes da Educação das cidades de Barra Mansa, Itaguaí, Volta Redonda, Paracambi, Japeri, Itatiaia, Quatis, Rio Claro, Seropédica, Levi Gasparian e Resende. Ana Paula Azevedo de Oliveira, que também é secretária de Educação de Levi Gasparian, falou sobre a importância em seguir os trâmites para a implantação dos Planos Municipais de Educação, vigentes pelos próximos dez anos.

De acordo com a secretária de Educação de Barra do Piraí, Glória Guimarães, a Glorinha, a participação de diferentes cidades mostra a importância no debate a respeito do PME. Para ela, mesmo que tendo diferenças em alguns pontos, se faz necessária tamanha reflexão para que se busque “não um consenso, mas uma forma de se ampliar os métodos de convivência e ensinos” nas unidades da federação.

“Temos um Plano Municipal de Educação amplamente estudado e debatido. Assim como as demais cidades – em conformidade com o Ministério da Educação –, precisamos monitorar e acompanhar a implementação deste documento. Que saia do papel com ações, visando não somente o aprendizado regular, mas também proporcionando a inclusão e os debates a respeito da diversidade, em todas as suas esferas”, ponderou.

Por Frank Tavares