Prefeitura lança Outubro Rosa em Barra do Piraí

WhatsApp_Image_2017_10_02_at_10.19.37.jpeg

A campanha “Outubro Rosa” começou nesta segunda, 2, em Barra do Piraí. A Nova Saúde da prefeitura está promovendo, através do Centro de Saúde da Mulher, a campanha contra o câncer de mama. Durante todo o mês de outubro, os postos de atenção básica estarão com atendimento especial voltado para os exames preventivos, a mamografia, e de coleta de material para diagnósticos.

Durante todo o mês de outubro, o Centro de Saúde da Mulher, na Rua Dr. Moraes Barbosa, 120, no Centro, estará com atendimento estendido às terças, quartas e quintas-feiras, até as 20h, para realizar os exames preventivos. O primeiro passo da campanha foi uma palestra com a ginecologista Simonne Cunha Dantas, que aconteceu na sede da Saúde da Mulher.

A médica falou sobre o câncer de mama e como prevení-la, principalmente através do autoexame, que é de suma importância. De acordo com pesquisas feitas pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca quase 70% das descobertas são feitas pelas próprias pacientes. Quando o câncer é descoberto em estágio inicial, existe a chance de cura de 88,3%.

Segundo a coordenadora do Centro de Saúde da Mulher, Monique Milward, as ações municipais serão para prevenir e tratar esse mal. “Todos os postos de saúde estão prontos para atender e auxiliar as pacientes que procurarem”, disse. A enfermeira ainda acrescentou. “Com o novo tratamento, mais humanizado, esperamos uma procura maior de mulheres. Nosso objetivo é deixar todas mais confortáveis e confiantes sobre o tratamento e a prevenção”, ponderou.

O secretário da Nova Saúde, Juberto Folena Junior, destacou os esforços da pasta para melhorar a qualidade do atendimento às mulheres. "Sabemos que existe uma grande demanda das mulheres quanto a exames preventivos. Nosso objetivo é que o atendimento a essas demandas se dê de forma cada vez mais ágil, afinal, são vidas que estão em jogo", salientou.

O prefeito Mario Esteves participou da primeira reunião da campanha e reafirmou seu compromisso com a saúde da população barrense. “Nosso objetivo é sempre melhorar todas as áreas da saúde pública. Agora, vamos investir pesado no Hospital Maria de Nazaré, por meio da gestão compartilhada, para garantir o melhor atendimento da parte de ginecologia e pediatria”, afirmou.