Prefeitura promove processo seletivo para agentes comunitários e de endemias

agentes_de_sa__de.jpg

A Prefeitura de Barra do Piraí está promovendo processo seletivo para preenchimento de 51 vagas de agentes comunitários de saúde e de combate a endemias - todas de nível médio. As provas objetivas serão realizadas no dia 3 de dezembro, e o edital, regido pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), já está disponível no site do órgão e da prefeitura. O período de inscrição, que poderá ser feita somente pela internet, começa na segunda-feira, 9, e se estende até 5 de novembro. A taxa de inscrição é de R$ 35 para ambos os cargos, cujo regimento será pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site do Ibam (ibam-concursos.org.br) e localizar o link do processo eletivo da Prefeitura de Barra do Piraí. No edital, estão contidas todas as etapas para estes trâmites de contratação. Serão reservados aos candidatos com deficiência 10% do número de vagas de cada emprego.

Para os cargos de agentes comunitários de saúde, os interessados em participar do processo devem ser moradores dos bairros Areal, Califórnia, Coimbra, Dorândia, Parque Santana, São José do Turvo e Vargem Alegre, como prevê o edital e as normativas de lei federal. Já os que forem aprovados para agente de combate a endemias poderão ser designados para as vagas existentes em qualquer unidade de serviço, de acordo com as necessidades da prefeitura, e podem residir em qualquer local, no município ou fora dele.

Segundo o secretário de Recursos Humanos, Alex Barbosa da Silva, o candidato ao emprego de agente comunitário que não apresentar o comprovante de residência, durante o período de inscrição, será eliminado. Ele relata a importância de um processo como este para Barra do Piraí, no sentido de que estarão servindo para melhorar a Atenção Básica.

“A Saúde vem sendo tratada como prioridade pelo governo municipal. E, agora, a Atenção Básica vai receber esses novos agentes, que atuarão nos bairros que possuem as Estratégias de Saúde da Família (ESFs). É o primeiro passo para setorizar os serviços de prevenção. E os bairros, e seus famosos postinhos, servem para isso”, frisou, acrescentando que, para os candidatos que não dispõem de acesso à internet, será disponibilizado computador para viabilizar a efetivação da inscrição, no Quiosque do Saber, à Praça Nilo Peçanha, no Centro, entre 12 e 18h, de segunda a sexta.

As provas objetivas se constituirão de questões de múltipla escolha, das disciplinas de Português e Matemática, e conhecimentos técnico-profissionais, realizadas no dia 3 de dezembro, com abertura dos portões às 12 e fechamento às 13h, com três horas de duração. O local da realização dos testes, além de ser divulgado nos sites do Ibam e da prefeitura, constará do cartão de confirmação de inscrição disponível, no site de concursos do instituto, na área do candidato.

“O candidato poderá verificar a aceitação de sua inscrição no endereço eletrônico do Ibam. Além disso, ele deverá retirar seu cartão de confirmação, contendo as informações sobre o local de realização da prova, também no endereço eletrônico. Vale lembrar, ainda, que o cartão de confirmação não será enviado via postal”, disse Alex, relembrando que o processo seletivo terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Os gabaritos serão divulgados no dia 4 de dezembro de 2017, no Mural Oficial de Atos da Prefeitura de Barra do Piraí, bem como nos sites do Ibam e da prefeitura. O resultado final também será divulgado nos referidos sites, no dia 12 de dezembro. Outra informação levantada pelo secretário de Recursos Humanos é com relação àqueles que ficam dispensados do pagamento do valor de inscrição. Para tanto, o cidadão precisa preencher e assinar o formulário de Declaração de Hipossuficiência Financeira, também em anexo no edital, e apresentar a documentação exigida.