Nova Saúde adere à campanha de combate ao câncer de próstata

WhatsApp_Image_2017_11_06_at_11.40.14.jpeg

A campanha “Novembro Azul” começou oficialmente em Barra do Piraí, na manhã desta segunda, 6. A Nova Saúde está promovendo, pelo Posto de Saúde Albert Sabin, ações de prevenção contra o câncer de próstata. Durante o mês de novembro, a unidade realizará os exames de sangue para a avaliação do Antígeno Prostático Específico (PSA), uma enzima com algumas características de marcador tumoral ideal, sendo utilizado para diagnóstico da doença. Para fazer a coleta do sangue, o paciente deve estar, pelo menos, oito horas em jejum. O atendimento acontecerá das 7 às 16h. Caso o exame apresente alguma alteração nos resultados, o paciente será encaminhado para um urologista. O Posto de Saúde Albert Sabin fica localizado à Rua Angélica, nº 38, no bairro Santana.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Câncer (Inca), no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás, apenas, do câncer de pele. A idade é um fator de risco importante, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 40 anos, principalmente para pessoas que têm histórico familiar da doença.

O secretário da Nova Saúde, Juberto Folena Junior, destacou os esforços da prefeitura para melhorar a qualidade do atendimento ao público masculino, bem como no sentido de conscientização da população. “Sabemos que existe um grande preconceito dos homens em relação aos exames preventivos. Nosso objetivo é desmitificar essas ideias. A prevenção é de fundamental importância. Quanto mais cedo acharmos o problema, melhor será para tratar dele”, salientou.

O prefeito Mario Esteves participou do evento de adesão à campanha e reafirmou seu compromisso com a Saúde. “Acredito muito na credibilidade da equipe encarregada e tenho certeza de que atingirão o sucesso com a campanha do ‘Novembro Azul’. O ‘Outubro Rosa’ foi muito bom e sei que faremos ainda melhor com essa nova campanha”, disse.