Processos em andamento na Secretaria de Obras podem ser acessados em portal

img_noticia.jpg

A Secretaria de Obras Públicas da Prefeitura de Barra do Piraí inaugurou um sistema novo, que facilita a vida dos seus contribuintes. Desde setembro deste ano, informações referentes à aprovação de projetos, andamento de processos de regularização, desmembramento, remembramento e outros assuntos relacionados à pasta podem ser consultados via portal do Poder Executivo. A medida, em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação (TI), visa diminuir o tempo de espera na resolução dos processos naquele órgão e facilitar o trabalho dos servidores.

De acordo com o secretário de Obras, Wlader Dantas, antes, os serviços eram feitos de forma burocrática e com a presença do cidadão, tanto na prefeitura quanto na secretaria, de acordo com a demanda. Depois de aberto o processo, como frisou o chefe da pasta, o mesmo seguia para a Obras, onde ficava aguardando o requerente para explicar os problemas existentes.

“Se entrassem no protocolo da prefeitura para quaisquer serviços, como regularização e certificado de zoneamento, teriam que esperar todo o procedimento. Agora, não mais, pois todos os processos abertos neste ano, desde janeiro, já podem ser consultados, diretamente, no site da prefeitura”, frisa Wlader.

Além de diminuir a burocracia, também agiliza os trabalhos dos funcionários. Segundo Wlader, existiam processos parados na secretaria de Obras Públicas desde 2011. “A secretaria não avisava ninguém e o requerente ficava aguardando; não corria atrás. Com essa ferramenta, será rápido. Hoje, depois do mutirão no início do mês, não temos mais nenhum processo agarrado. Acreditamos que, em 15 dias, a pessoa tenha um parecer”, garante.

Para acessar o processo, o requerente deve acessar o site da prefeitura (barradopirai.rj.gov.br). Em seguida, deve entrar em Serviço do Cidadão, onde deve digitar o número do processo, o ano e parecer, onde estarão contidos os detalhes daquilo que está pendente.