Curso gratuito vai capacitar empresários sobre como se tornar fornecedor do serviço público em Barra do Piraí

WhatsApp_Image_2017_12_01_at_10.15.40.jpeg

Os empresários que já fornecem para o serviço público ou querem obter informações sobre como se tornar fornecedor da prefeitura e demais órgãos do serviço público em Barra do Piraí poderão participar do Curso de Fornecedores para Administração Pública, que será promovido pelo Sebrae/RJ, nesta segunda, 4. Neste encontro, os empresários terão informações sobre o programa de compras governamentais Compra Mais e os critérios para se candidatar a fornecer para o serviço público, além de participar de dinâmicas conduzidas pelo Sebrae. Este programa tem o objetivo de desenvolver incentivos e ampliar a participação das micro e pequenas empresas nas compras públicas. O curso é uma parceria da prefeitura (Secretaria de Desenvolvimento Econômico) e Associação Comercial e Empresarial de Barra do Piraí (Acebp)

Durante o encontro, os participantes poderão esclarecer dúvidas sobre o processo de licitação municipal e como fazer parte do cadastro da Prefeitura. E ainda terão informações sobre o cadastramento no programa Rio Oportunidade de Negócios, que divulga as oportunidades de negócios na área de compras governamentais e estimula novas estratégias e ações para o fortalecimento das empresas e torná-las mais competitivas no mercado. O curso é aberto aos micro e pequenos empresários de todas as áreas de atividades econômicas, sendo comércio, indústria ou serviço.

O Sebrae/RJ vem desenvolvendo este Programa de Capacitação para que as micro e pequenas empresas conheçam os critérios e exigências para fornecer para os órgãos públicos. A ideia é que o serviço público possa aumentar o volume de compras dos pequenos negócios, seguindo os critérios da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/2006), que prioriza a contratação de microempresas e empresas de pequeno porte sediadas local ou regionalmente. A Lei Geral também prevê a realização de licitações exclusivas para a participação dessas empresas nos itens de contratação, cujo valor seja de até R$ 80 mil reais. Todo este trabalho do Sebrae/RJ é realizado através do Acelera Compras, mecanismo do Programa Governamental Compra Mais, que funciona desde 2011. Este Programa tem o objetivo de fortalecer e promover um ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios e agricultores familiares fluminenses.

O curso é gratuito e será realizado no dia 4, de 9 às 18h, no auditório da Acebp – Rua Dr. Moraes Barbosa, nº 56. Informações e inscrições pelo telefone (24) 3347-5845 (Sebrae) e 2447-3000 (Acebp).