Educação Infantil intensifica trabalhos por Busca Ativa

BuscaAtiva.jpg

O Departamento de Educação Infantil, da Secretaria de Educação da Prefeitura de Barra do Piraí, intensifica os trabalhos de divulgação da chamada Busca Ativa. A proposta visa inserir, nos bancos escolares, crianças a partir dos 4 anos. A intenção do setor é de estar com 100% das crianças, nesta faixa etária, dentro de sala de aula, como preconiza o Plano Municipal de Educação.

Dados oficiais do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação, dão conta de que 95,7% da população de 4 e 5 anos estão matriculados nas redes pública e privada de Barra do Piraí. De acordo com a diretora do departamento, Aline Maria da Silva Machado, a meta nº 1, do Plano Municipal de Educação, prevê que sejam atendidos 100% das crianças nesta faixa etária.

“A meta já deveria ter sido alcançada até o ano passado. Temos que identificar e matricular todas as crianças a partir dos 4 anos. Ou seja, faltam 4,3% deles, que precisam estar nos bancos escolares. Dessa idade aos 17 anos, é obrigatório estar estudando. Devemos pensar que é um direito da criança, principalmente, de estar em buscar conhecimento”, frisa.

Segundo a professora, para se chegar a essa meta, várias ações estão sendo desenvolvidas pelo setor de Educação. A secretaria, por meio do Departamento de Educação Infantil, vem realizando reuniões em parceria com associações de moradores e religiosas - como a Pastoral da Criança da Igreja Católica e de outras crenças.

“É a Educação que encabeça essa questão, devendo ser amparada por todas as demais secretarias. Vamos confiar que esses dados nos serão ainda mais positivos. Temos que lutar pela educação, uma vez que é por meio dela que qualquer cidadão consegue ser ainda mais digno. É um direito de todos estarem nos bancos escolares; só depende de nossa corrente”, finaliza.