Prefeitura e Sebrae promovem curso de compras governamentais para estimular comércio local

WhatsApp_Image_2017_12_05_at_16.42.31.jpeg

Nesta segunda, 4, foi realizado o curso “Compra Mais”, promovido pela Prefeitura de Barra do Piraí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A iniciativa contou com a parceria da Associação Comercial e Empresarial de Barra do Piraí (Acebp), que cedeu o auditório para sedir o evento.

O Programa de Compras Governamentais é voltado para micros e pequenas empresas do estado e chegou ao município para estimular os fornecedores locais a participarem das compras do serviço público. A iniciativa visa capacitar a equipe administrativa de Barra do Piraí, para que o serviço público aumente o volume de compras dos pequenos negócios, seguindo os critérios da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/2006).

O consultor do Sebrae, Felipe Bello, ministrou a palestra e afirmou que, a partir desse curso, a prefeitura começa a se preparar para receber o empresariado local, através de políticas públicas internas, melhorando os editais e capacitando seus profissionais para atender à legislação.

“É o primeiro passo que a gestão está dando, pois os empresários não tinham esse costume de participar de licitações públicas. Muitos empreendedores locais não estavam cadastrados na prefeitura para participar dos editais voltados para os ramos comerciais com produtos da cidade. Após a realização do cadastro, ocorrerá um movimento inverso de procura desses fornecedores”, disse.

O empresário Sidney Cukier destcou a importância do encontro, convidando mais comerciantes locais para participarem. “Eu participo de cursos do Sebrae já há muito tempo, e quero fazer um elogio, pois os cursos de que participei sempre foram mornos, e esse que vocês trouxeram facilitou muito o entendimento de todos. Estou muito satisfeito”, declarou.

O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Wagner Bastos Aiex, observou que o curso demarca um grande momento para a administração pública local. “Essa é uma demanda antiga, então, buscamos uma resposta para o que poderíamos fazer pelas pequenas empresas locais, já que elas são as maiores geradoras de emprego e renda da cidade. A prefeitura decidiu capacitar os empreendedores, visto que é a maior compradora do município; e também deve ser a maior indutora do desenvolvimento barrense”, salientou.

Os empresários que não puderam comparecer ao curso, mas querem tirar suas dúvidas, podem entrar em contato com a analista do Sebrae/RJ, Nathalia Correa, que estará atendendo às quintas-feiras, na Acebp. É necessário agendar o atendimento através dos telefones (24) 3347-5847 ou (24) 98839-7472.