Em Barra do Piraí, Castramóvel chega à fase da esterilização de animais de rua

26172262_1658302534190214_7032183422424371494_o.jpg

O Departamento do Bem-Estar Animal da Prefeitura de Barra do Piraí deu início, na quarta, 3, a mais uma fase do projeto “PreocupaCÃO”, através do Castramóvel. Nessa etapa, os animais de rua serão atendidos e operados no ônibus. Para tanto, o poder público contará com a ajuda de lares temporários, onde os “peludinhos”, como são carinhosamente chamados, ficarão durante o período do pós-operatório.

A prefeitura está lançando a campanha “Lar Temporário”, para que voluntários  se cadastrem com o objetivo de ofertar moradia temporária para os animais recém-operados. O tempo de estadia é de apenas sete dias. Depois disso, os animais serão devolvidos ao ambiente, devidamente microchipados e identificados, com os cuidados básicos de saúde em dia. As despesas médicas serão de total responsabilidade da prefeitura, deixando para o voluntário do lar temporário apenas a observação e a alimentação.

O prefeito Mario Esteves participou da reunião de planejamento dessa fase do projeto e destacou a importância da iniciativa para o bem-estar dos animais. “O foco do projeto sempre foi os animais de rua. Agora, chegou a vez deles. A política de castração e devolução ao ambiente segue a proposta do controle populacional de animais de rua, ou seja, a castração para evitar que se reproduzam e a identificação com microchip para inibir maus-tratos. Contamos com a ajuda de toda a população para o sucesso do projeto”, afirmou.

O primeiro bairro atendido nessa etapa será o Areal, nos dias 12 e 13 de janeiro, para atendimento à comunidade em geral e cadastros de lares temporários, e 19 e 20, para castração dos animais de rua. Caso deseje se voluntariar para contribuir como lar temporário, ligue para Prefeitura no telefone: (24) 2443-1088 (falar com a Secretaria de Comunicação), ou preencha o formulário online, no site www.preocupacao.barradopirai.rj.gov.br/censo-animal.