Barra do Piraí chega a 90% de vacinados contra a Febre Amarela

vacina_febre_amarela.jpg
 
A Nova Saúde está comemorando os números registrados, até esta quinta, 1º, quanto aos vacinados contra a febre amarela. Segundo dados da pasta, já foram vacinados contra a doença 90% da população local, índice considerado excelente, tendo em vista que o Sul Fluminense não é área de risco, segundo o Ministério da Saúde. Somente no Dia D contra a febre amarela, o mutirão imunizou cerca de 900 pessoas em diferentes postos da cidade.
 
Responsável em receber populares para a vacinação durante todo o ano, o Posto Albert Sabin, antes da comunicação de que as unidades de saúde deveriam vacinar a população, já contava cerca de 50% dos barrenses imunizados. Após esta determinação, a Nova Saúde recebeu vários frascos da vacina contra a febre amarela, chegando ao total de 30 mil no primeiro lote, e mais 40 mil no segundo.
 
De acordo com o secretário de Saúde, Juberto Folena de Oliveira Junior, superado o “corre-corre” aos postos de Saúde, sobretudo no Albert Sabin, os moradores da cidade, ainda que em menor número, ainda procuram pela imunização. No último sábado, 27, várias unidades de Saúde de Barra do Piraí abriram as portas para o chamado Dia D contra a doença.
 
“Foi um dia muito importante para a cidade e para a população. Não podemos dizer que foi contratempo a corrida em massa ao Albert Sabin, e, depois, aos demais locais, onde disponibilizamos, uma vez que a população, temerosa e com informações desencontradas, foi até esses locais, mesmo sabendo que aqui não é área de risco. Mesmo assim, comemoramos, pois alcançamos um número excelente”, disse.
 
Juberto salienta que a dose, em Barra do Piraí, não foi fracionada; foi dose única, portanto, o usuário está imunizado por toda a vida. Quando questionado sobre a continuidade da vacinação, o chefe da pasta relembra aos moradores que ainda não tomaram a vacina que ela continua o ano inteiro. “Nunca paramos de vacinar. Temos que ter esta consciência de que o mal pode vir a qualquer momento. É claro que as pessoas só se preocupavam com essas doses quando sairiam de casa. Mas, a vacinação é contínua”, relembra.
 
Ao todo, foram disponibilizadas várias doses aos diferentes postos de saúde de Barra do Piraí. Só no Dia D, unidades dos bairros como Areal (16), Boa Sorte (18), Boca do Mato (5), Califórnia 1 (127), Coimbra (16), Dorândia (29), Ipiabas (21), Lago Azul (10), Morro do Gama (30), Oficina Velha (18), Parque Santana (39), Parque São Joaquim (36), Ponte Vermelha (34), Vargem Alegre (40) e Vargem Grande (33) vacinaram 472 pessoas, no total. Só no Albert Sabin, foram 439, dando um somatório de 911 pessoas imunizadas em um único dia.
JoomShaper