Prefeitura de Barra do Piraí promove Carnaval “Raízes do Samba”

26240286_874922506001491_1863998856830829412_o.png

A Prefeitura de Barra do Piraí retoma a tradição do seu carnaval, após um ano sem liderar a programação daquela que é considerada a maior festa popular do mundo. Com o tema “Raízes do Samba”, o Badopi Folia 2018 leva para a avenida estrutura completa, com banheiros químicos, agentes de segurança em três pontos da cidade. Serão disponibilizados palcos e trios nas praças Pedro Cunha (Largo da Feira), Júlio Braga e Nilo Peçanha.

Por conta da crise econômica que assolava o país, com reflexos em Barra do Piraí, e por ser um período de transição, o então recém empossado prefeito Mario Esteves, em 2017, decidiu não fazer o carnaval com a estrutura adequada, sem saber como andavam as contas e finanças municipais naquele ano. Já em 2018, o chefe do Executivo barrense reuniu a equipe de finanças e constatou que realizar a festa não iria comprometer o orçamento vigente.

Segundo Mario Esteves, para que a festa desse certo, deveria haver atenção de diversas secretarias, e que pensassem no bem estar da população. “Desejamos fazer o melhor para todos. E, para isso, fizemos estudos técnicos e de finanças. Fazer um carnaval com R$ 150 mil é difícil. Mas, o lazer e o carnaval merecem nossa atenção máxima. Para isso, estamos cuidando de cada detalhe da maior festa popular do planeta”, frisa o prefeito.

Dentro da proposta do Badopi Folia, serão disponibilizados, ao longo das três praças principais da cidade, 30 banheiros químicos, equipe de segurança com 30 agentes, do efetivo da Guarda Municipal e do apoio da Polícia Militar. Além do palco principal, que será erguido com tenda na Praça Nilo Peçanha, a festa ainda contará com outros dois palcos, um na praça Júlio Braga e outra na Pedro Cunha (Largo da Feira). Um trio elétrico estará disponibilizado para puxar os blocos e arrastões da folia.

A idéia de resgatar as tradições carnavalescas de Barra do Piraí já começa pelo nome da festa. Após abolir o “Barra Folia”, o Badopi Folia 2018 faz referência ao jornal homônimo, datado do início da década de 1980, e que aglutinava o nome da cidade barrense em acróstico. Além dessa questão, a volta ao Carnaval antigo se dará ao longo a decoração e das festividades como marchinhas nas matinês.