Bandeira e Brasão de Barra do Piraí

Descrição Heráldica

Escudo português terciado em faixa. Na primeira faixa, no campo de goles (vermelho), uma locomotiva (a Baronesa) ladeada, á dextra (direito), por um “o” maiúsculo, e, a sinistra (esquerda), o número em dois em caracteres romanos, tudo de ouro. Na segunda faixa, terciada em pala, aparece na primeira, em campo de blau (azul), a silhueta de uma cabeça de bovino, de ouro, na segunda, em campo, em campo de goles (vermelho), ao centro, uma coroa de barão, de prata, tendo em chefe uma estrela também de prata e, em contra-chefe, duas estrelas postas em faixa, do mesmo metal, na terceira em campo de blau (azul), uma roda dentada sobre um caduceu de prata. Na sula última faixa geral, em campo de sinople (verde), uma faixa  ondada, de prata  aguaca de blau (azul) e, uma pala também ondada, de prata, aguada de blau (azul),  posta ao centro, tocante na primeira, simbolizando o topônimo BARRA DO PIRAÍ. Na base, um listel de gólex (vermelho), carregado dos seguintes dizeres em letras maiúsculas 1864 – BARRA DO PIRAÍ – 1890. Como suportes, respectivamente a dextra (direita)m e a sinistra (esquerda), um galho de café e uma haste de cana, tudo na sua cor. Encimando o conjunto  como peça máxima, a coroa mural de cinco torres de prata que é da cidade, carregada de um eclipse de blau (azul), ostentando uma flor-de-lis de ouro.

Elucidário

O escudo português lembra a origem lustiana da nossa Pátria. A locomotiva “Baronesa” e o “p” maiúsculo “ii” recordam a chegada à Barra do Piraí, em 7 de agosto de 1864, do primeiro comboio da Estrada de Ferro Central do Brasil (então D. Pedro II). A silhueta da cabeça do bovino evidencia uma das riquezas do Município à Pecuária: a coroa de Barão lembra o ilustre cidadão José Pereira de Faro que, juntamente com os não menos ilustres patriotas José Pereira da Silva ( Comendador) e os Moraes  e os Breves, que estão representados, pelas três estrelas uma e duas, respectivamente a roda dentada e o caduceu simbolizam a Indústria e o Comércio, sempre crescentes. A faixa ondada representa o rio Paraíba do Sul e a pala, também ondada, pendente da faixa, simboliza o rio Piraí, razão de ser do topônimo da progressista cidade fluminense. O café e a cana, dois produtos que ajudaram o desenvolvimento econômico, no passado a flor-de-lis o orago de Nossa Senhora Sant’ana, padroeira da comunidade barrense.

As duas datas, 1864 e 1890, respectivamente chegada do primeiro combate e a elevação de Barra do Piraí à dignidade da cidade, por força do decreto nº 59, de 10 de março do mesmo ano, que criava o município.

Metais e Esmalte

Seu significado OURO, força PRATA, candura VERMELHO, (goles) intrepidez AZUL (blau) serenidade VERDE (sinople), abundância.

Histórico

O BRASÃO DE ARMAS DO MUNICÍPIO DE BARRA DO PIRAÍ é uma das grandes obras do renomado heraldista e desenhista Prof. ALBERTO LIMA, um dos mais profundos conhecedores da difícil arte de simbolizar, em brasão, a História de um povo.

Cumpre acentuar, ainda, o espírito magnânimo do Prof. Alberto Lima, que a pedido do então Prefeito João Antonio Camerano, realizou, espontânea e graciosamente, com tanto  carinho esta obra maravilhosa que retrata magnificamente  o NASCIMENTO DE BARRA DO PIRAÍ.

A comissão composta pelo Dr. Hyrton Xavier da Matta, jornalista Amaral Barcellos e Dr. Joaquim Ovídio dos Santos Mello, nomeado pelo Prefeito Camerano, para opinar sobre a obra, exaltando o seu valor  histórico e artístico recomendou  “in totum” a sua adoção.

Com base nesta aprovação, baixou o Prefeito Camerano, o Decreto nº 2, em 25 de janeiro de 1965, tornando obrigatório em todos os documentos municipais o uso oficial do “BRASÃO DE ARMAS”.

Barra do Piraí, 22 de setembro de 1989.