Filme do Projeto “Luz, Câmera e Educação” tem sua estreia em sala de cinema da cidade

DSC_0108.JPG  DSC_0123.JPG

O curta-metragem “Atrasadinho”, resultado do projeto “Luz, Câmera e Educação”, foi exibido neste sábado, dia 24, na sala do Cine Show, no Mercado Municipal de Barra do Piraí, no Centro. O projeto que está no seu quinto ano atente 19 escolas entre municipais, estaduais e particulares e tem como finalidade incentivar o interesse do aluno na escola de uma maneira interativa.

No “Luz, Câmera e Educação”, os professores de cada escola fazem o curso de multiplicadores do projeto e criam com os seus alunos toda a estrutura do filme com a ajuda dos profissionais do Polo Audiovisual.

O curta apresentado foi feito pelo multiplicador, Marcelo Carolino Rosa, professor do Colégio Estadual Professor José Antônio Maia Vinagre, e contou com uma ajuda mais do que especial, além dos seus alunos. “O Robson da Mauá Filmes nos apresentou a proposta de fazer um filme sem diálogos, quando falei sobre o projeto em casa, minha filha começou a ter várias ideias e ela acabou fazendo o roteiro do filme”.

A roteirista do filme, Diana Calixto Rosa, filha do multiplicador, tem 12 anos, sonha em ser atriz e contou como foi fazer este trabalho com o pai. “Eu já tinha visto filmes de comédia neste estilo e me baseei no que eu já tinha visto. Queria fazer algo engraçado, bem divertido. Fui dando as ideias para o meu pai e tudo foi sendo ajudado pela equipe do Polo”, contou Diana.

Já o produtor da Mauá Filmes, Robson Monteiro, parceiro do Pólo Audiovisual e coordenador do “Luz, Câmera e Educação”  destacou o trabalho dos multiplicadores no sucesso do projeto. “Os multiplicadores são heróis , eles são o elo entre a ideia e o fazer acontecer. Eles trabalham o ano inteiro nas oficinas, fazendo o roteiro filmando e fazendo toda a produção junto com os alunos”.

“Sem parceiros não chegamos a lugar nenhum, e a prefeitura é peça essencial para este projeto acontecer. Mesmo com toda a situação política que a cidade passou no ano passado, com o atual governo, juntamente com o secretário Tadeu abraçou o projeto, nos dando toda a segurança para trabalhar”, finalizou Robson, ao falar sobre a parceria com a prefeitura.

O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Tadeu de Azevedo, ressaltou a importância do evento na vida dos alunos.  “Foi uma ideia de toda a secretaria e do Polo de correr atrás e para passar o filme no cinema da cidade e fazer esta estreia em uma das salas de projeção. Isto ajuda a mostrar o quanto este projeto é maravilhoso e o quanto queremos sempre estar incentivando as nossas crianças, que até melhoraram o seu desempenho escolar”, ressaltou o secretário.

Vale lembrar que os filmes feitos pelo projeto são exibidos e participam de uma premiação do Festcine, festival realizado pela secretaria de Trabalho e Desenvolvimento que está na sua 5ª edição, e será realizado do dia primeiro a sete de junho, na Praça Nilo Peçanha, às 19h.

O evento contou com a presença ainda do vereador Tim.