Adalberto de Oliveira presta esclarecimentos sobre obras na Rua Paulo de Frontin

DSC_3516.JPG  Agua_1.jpg

O secretário de Água e Esgoto de Barra do Piraí, Adalberto de Oliveira, interino como secretário de Obras, falou nesta terça-feira (21/10) sobre as obras na esquina das Ruas Paulo de Frontin e Oswaldo Milward, Centro da cidade, que vem sendo questionadas por transeuntes, motoristas e, principalmente, por empresários, profissionais liberais e comerciantes que atuam naquela localidade do centro empresarial e comercial barrense.

Adalberto de Oliveira explicou que a obra faz parte da rede de distribuição da nova Estação de Tratamento de Água do Campo Bom, que foi licitada pelo Governo do Estado com o projeto da Cedae sendo executado pela Construtora Sanenco Ltda. “A participação da Secretaria Municipal de Água e Esgoto, assim como também da Secretaria de Obras, é acompanhar a execução do projeto prestando apoio quando forem necessárias intervenções nos sistemas existentes de água tratada, drenagem e esgoto”, disse, argumentando: “naquele local existe uma curva em 45 graus que requer uma complicada interligação entre tubos de 500 mm que cortam as ruas Oswaldo Milward e Paulo de Frontin”.

Para o secretário Adalberto, por se tratar de junção de duas curvas com 22,3 graus cada uma, passando num local onde já existem redes de esgoto, de água pluvial e também de água tratada, além dos cabos de fibra ótica da telefonia, o serviço é de grande complexidade exigindo vários testes e ajustes. “Qualquer pequeno erro de montagem na conexão poderá provocar um vazamento de proporções elevadas quando a nova ETA do Campo Bom entrar em operação”, alertou o Secretário, acrescentando: “nesta junção passarão 130 mca (metro coluna de água). Hoje, a nossa maior ETA, no Morro do Gama, trabalha com 40 mca para abastecer 70% da cidade. Só o reservatório da nova ETA, no Morro do Melo, no alto do bairro da Metalúrgica, possui capacidade para 2,6 milhões de litros de água tratada”.

O secretário de Água e Esgoto revelou que serão necessários mais 10 dias de obras no local e que está aguardando apenas a liberação da secretaria de Cidadania e Ordem Pública para o reinicio. “95% das tubulações da nova ETA já foram instaladas e assim que a interligação entre os tubos de 500 mm for dada como encerrada a esquina das ruas Oswaldo Milward e Paulo de Frontin  será pavimentada colocando um ponto final nos problemas”, previu Adalberto.

Um dos três módulos que compõem a Estação de Tratamento de Água do Campo Bom já foi instalado e sobre a travessia da tubulação utilizando a  Ponte Getúlio Vargas (metálica), questionada na Justiça pela Promotoria de Tutela Coletiva de Barra do Piraí, o secretário Adalberto de Oliveira acredita que a situação será resolvida quando a Cedae apresentar os cálculos demonstrando que as 96 toneladas distribuídas em 250 metros de ponte resultam em 384 quilos por metro, para Adalbeto de Oliveira, completamente dentro da expectativa de peso extra para a ponte metálica. “Esta é a minha opinião, mas, quem vai discutir essa questão é o Ministério Público, Justiça, Cedae, DER e Secretaria Estadual de Obras”, encerrou.