Nascentes secaram e ETA do Horto Florestal será abastecida por caminhões pipas

000000000__abastecimento_ETAs_c__pia_c__pia.jpg

Percorrendo as estações de captação de água bruta no Rio Paraíba do Sul na manhã desta segunda-feira (19/01), o Secretário de Água e Esgoto, Adalberto de Oliveira, informou, que as situações mais graves ocorrem no Beco da Carola, Vila Helena e Coimbra.

No Beco da Carola e Vila Helena os espelhos d’água estão abaixo dos limites considerados de segurança. Hoje, nestes locais, a captação de água bruta, que antes era realizada há um metro de profundidade, está a apenas a dois centímetros do limite de paralisação, como já ocorreu no Coimbra, onde a captação está sendo realizada por bombas instaladas literalmente dentro do Rio Paraíba do Sul.

Outro problema bastante grave acontece na ETA do Horto Florestal, responsável pelo abastecimento de água tratada nos bairros Coleta, Horto, Represa, Caixa D’Água Velha, Rua dos Pracinhas e parte da Caieira São Pedro. Abastecida por nascentes a ETA do Horto Florestal contava com um volume de água de 6 litros por segundo e hoje se encontra praticamente seca, fornecendo apenas 2 litros de água por minuto. A solução encontrada pelo Secretário é abastecer o reservatório da estação com caminhões pipas utilizando a rede de distribuição para fornecer água às residências daquela região.

Desde que assumiu a Secretaria de Água e Esgoto em julho de 2014, Adalberto de Oliveira já adquiriu uma Estação Compacta de Tratamento de Água, que foi instalada no Parque Santana e quatro motobombas instaladas na ETA Nelson Carneiro, captação Santa Cecília e ETA Coimbra.

Sobre o estado físico das estações de tratamento, o Secretário informou que não adiantará reformá-las porque com a entrada em funcionamento da Estação de Tratamento do Campo Bom elas serão desativadas.

Nascentes no Horto Florestal não abastecem mais a ETA

Improviso para captar água no Rio Paraíba do Sul - ETA Coimbra

Captação no Coimbra desativada

Captação improvisada na ETA Vila Helena