Diretor de Turismo elabora relatório com pontos positivos e negativos do ‘Barra Folia 2015’

IMG_0231.jpg

A terça-feira gorda em Barra do Piraí foi movimentada pelos blocos Toketô e Unidos da Roseira e pela escola de samba Unidos da Boca do Mato, responsáveis pelos desfiles na Avenida Governador Portela. O baile de carnaval foi comandado pela banda To Afim, que encerrou o ‘Barra Folia 2015’ às 3 horas da madrugada de quarta-feira de cinzas.

A Secretaria Municipal de Cidadania e Ordem Pública informou que não houve incidente com potencial para registro, e, que, apenas no primeiro dia de 'Barra Folia 2015' a Guarda Municipal e a Polícia Militar foram acionadas para conter um pequeno tumulto no baile de carnaval da Praça Nilo Peçanha por volta das 3 horas da madrugada de sábado para domingo.

O diretor do Departamento Municipal de Turismo, Sérgio Nóbrega, elaborou um relatório apontando os pontos positivos e negativos da festa. O respeito aos horários dos desfiles pela maioria das agremiações carnavalescas; o cumprimento do acordo com o Ministério Público sobre horários do pré-carnaval e carnaval; o apoio dos comerciantes de Ipiabas; as bandas do Cordão da Bola Preta e Caçarola Samba Show; pré-carnaval e carnaval sem incidentes; o grande comparecimento popular e a fórmula criativa da equipe da Prefeitura para realizar matinês com brindes para as crianças, foram os pontos positivos frisados por Sérgio Nóbrega no ‘Barra Folia 2015’.

Na visão do diretor Sérgio Nóbrega, a estrutura montada na Praça Nilo Peçanha; banheiros químicos que não atenderam a demanda; as ausências dos matinês com bandas; algumas agremiações que insistiram em não respeitar o planejamento do poder público; os bailes nos distritos e a dificuldade de encontrar um projeto dentro da realidade para a decoração no Centro de Barra do Piraí, foram alguns pontos negativos do ‘Barra Folia 2015’.

Para Sérgio Nóbrega o ‘Barra Folia 2015’ foi planejado para o Povo de Barra do Piraí, diferentemente de outras cidades que realizam a festa voltada para os turistas. Algumas novidades estão sendo estudadas. “Como um bom palco no Centro de Barra do Piraí prejudica o trânsito e o comércio local, principalmente, nos cerca de quatro dias antes e depois da festa, quando as estruturas são montadas e desmontadas, talvez, seja mais recomendável investir na locação de um trio elétrico de primeira linha, já que ele poderá ser removido e estacionado atendendo a demanda do carnaval”, disse Nóbrega, emendando: “O carnaval 2016 começa agora e já estamos fazendo contato com as agremiações para que possamos realizar desfiles mais empolgados e estruturados no próximo ano. Dou nota 7 para o Carnaval de Barra do Piraí”.

IMG_0238.jpg

Banda Tô Afim